quinta-feira, 3 de julho de 2014

CLEMÊNCIA DIVINA OU PROPÓSITO?

“...Quando se estabelece isto: que é em virtude da clemência divina que vivemos a vida terrena, e que por isso lhe estamos obrigado, importa que sejamos assim lembrados e agradecidos, então a propósito desceremos a considerar-lhe a misérrima condição, para que de fato nos desvencilhemos de sua excessiva paixão, à qual, como foi dito, por natureza nos inclinamos espontaneamente.” (Institutas, vol. III, pág. 187)


A vida terrena não é resultado da clemência divina, mas do propósito divino, quando chamou à existência os céus e a terra e, no sexto dia, concebeu-nos e soprou em nossos narizes o fôlego da vida.


Vivemos a vida terrena porque Deus nos criou e aqui nos colocou exatamente para que vivêssemos e povoássemos a terra.



E o triste fato da degeneração do homem, ‘inda que sob a ótica predestinatória tão apregoada à Calvino e admiradores, não contradiz ou não se opõe a tal veracidade, exceto por um aspecto, consistente em que originariamente fomos criados santos e felizes, alheios à existência do bem e/ou do mal; porém, o espectro da morte (origine-se de onde se origine) nos impôs transitoriedade existencial física, até que à eternidade cheguemos, embora eternas nossas almas sempre fossem ou sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics