sábado, 28 de junho de 2014

O ALCANCE (IR)RESTRITO DA MISERICÓRDIA

Repercute o francês João Calvino (‘Institutas’, vol. II, pág. 119):

“O mesmo ensina ainda o Apóstolo, em outro lugar [Rm 11.32], que Deus a todos encerrou debaixo da incredulidade, não para que os perca, ou deixe que todos pereçam, mas para que ele tenha misericórdia de todos.”

Longe, muito longe, de dúvidas, detecta-se, aqui, uma enorme (e rotineira) contradição do escritor, consistente em que, embora citando passagem bíblica de indubitável clareza, ele se cala como se a admitir ou com o aberto propósito de admitir que

“Deus a todos encerrou debaixo da incredulidade, não para que os perca, ou deixe que todos pereçam, mas para que ele tenha misericórdia de todos” ;


quando, em verdade, sabe-se aos quatro ventos que ele mesmo (o polígrafo gaulês) diz, declara, preconiza e apregoa incansavelmente que não se pode sequer cogitar a possibilidade de “TODOS”, pois que, ao seu entender, existem aqueles (específicos e pré-marcados) que são, esses apenas, alcançados pelo Decreto Eletivo de Deus, e que Cristo não morreu por TODOS, mas somente por uns poucos, o que, entre outras variantes, significa lançar no vácuo uma das Passagens Bíblicas mais contundentes, ou mais emblematicamente contundentes, ou mais espiritualmente significativas, qual seja: João 3:16.

2 comentários:

  1. Calvino, porque contaminado pela sua vaidade, presunção e cegueira, achou-se “porta-voz” de “não-sei-quem” e perdeu-se, perdendo também tempo produzindo literatura confusa, completamente descolada e distante da simplicidade do evangelho, da simplicidade devida a Cristo, o Filho Unigênito de Deus. Em sua produção literária Calvino ocupou-se obcecadamente em demostrar o que aos olhos de todos sempre estará patente: a soberania de Deus. Mas, por outro lado, não foi enfático nem se ocupou em apontar para o insondável e maravilhoso amor de Deus. Esse amor, sim, demonstrado a todos nós – homens pecadores e inimigos de Deus – deve merecer toda a nossa agradecida, humilde e reverente atenção, todo nosso esforço literário e todas as nossas doxologias, sem vaidade, para desse amor fazer sincera e necessária apologia. Calvino, cuja trajetória de vida tem episódios deploráveis, pretensiosamente e tolamente quis “arrombar” a porta dos mistérios de Deus e, como se o tivesse conseguido, produziu literatura danosa e com esta, sim, conseguiu seduzir alguns tolos – não desavisados e negligentes e que não se importaram de ter conhecimento de Deus, buscando para seus ouvidos palavras agradáveis de doutrinas estranhas.

    Aproveitando o tempo da paciência de Deus e as suas misericórdias que se renovam cada manhã, é necessário lembrar que Deus não se agrada de tolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro contemplar os céus e quedar-me com essa indefinível paisagem, porque, para além da beleza, a Bíblia declara solenemente que ELES (os céus) MANIFESTAM A GLÓRIA DE DEUS E O FIRMAMENTO ANUNCIA A OBRA DAS SUAS MÃOS; UM DIA FAZ DECLARAÇÃO A OUTRO DIA, E UMA NOITE MOSTRA SABEDORIA A OUTRA NOITE; SEM LINGUAGEM, SEM FALA, OUVEM-SE AS SUAS VOZES EM TODA A EXTENSÃO DA TERRA, E AS SUAS PALAVRAS, ATÉ AO FIM DO MUNDO. Eu prefiro curvar-me ao que a Bíblia diz multiplicadamente, no sentido de que Deus quer, deseja e estimula o homem a d'Ele se aproximar não reticentemente. Eu não consigo harmonizar intelectualidade ou erudição ou teologia com a mensagem real, com a tônica inconfundível da Palavra de Deus.

      Excluir

Real Time Analytics