quinta-feira, 19 de junho de 2014

CALVINISMO: O ARBÍTRIO ‘QUASE-LIVRE’ DO DIABO

Da pena de João Calvino, colhem-se os seguintes dizeres:


“Como, porém, o Diabo foi criado por Deus, lembremo-nos de que esta malignificência que atribuímos à sua natureza não procede da criação, mas da depravação. Tudo quanto, pois, tem ele de condenável, sobre si evocou por sua defecção e queda. Pois visto que a Escritura nos adverte, para que não venhamos, crendo que ele recebeu de Deus exatamente o que é agora, a atribuir ao próprio Deus o que lhe é absolutamente estranho. Portanto, para que nós próprios não nos detenhamos em demasia em coisas supérfluas, no que se refere à natureza dos seres diabólicos estejamos contentes com resumirmos a matéria assim: na criação original foram anjos de Deus; mas, em degenerando, perderam-se e se fizeram instrumentos de perdição a outros.”
“...Portanto, isto tem Satanás por si mesmo e por sua própria malignidade: ele se opõe a Deus com vil paixão e deliberado intento. Em virtude dessa depravação, é ele incitado à tentativa dessas coisas que julga serem especialmente contrárias a Deus. Como, porém, este o mantém amarrado e tolhido pelo freio de seu poder, ele leva a bom termo apenas aquelas coisas que lhe foram divinamente concedidas, e assim, queira ou não, obedece a seu Criador, porquanto é compelido a prestar-lhe serviço aonde quer que o mesmo o impelir.” (‘Institutas’, vol. I, págs. 177 e 178, formato pdf, tradução de Waldyr Carvalho Luz)


Significa, então, que embora originariamente criado para o bem, para bons propósitos, o Diabo “desviou-se” dos Decretos da criação, evadindo-se à vontade de Deus?

E o que dizer, então, daquela Passagem Bíblica (Eclesiastes 7:29) que, referindo-se a nós próprios, declara exatamente o mesmo, ou seja, que ‘Deus criou o homem reto, mas ele buscou muitas invenções’?

Ou o desvirtuamento por “autodeliberação” somente se aplica aos anjos que, eles sim e somente eles, exercitando livre-arbítrio, degeneraram-se?
Ou, por outra, que se poderia inferir da passagem bíblica, segundo a qual o homem, o próprio homem, criado por Deus à Sua imagem e semelhança, enveredara-se por caminhos opostos àquele que, originariamente, Deus lhe mostrara, lhe indicara e lhe assinalara? Eis o que diz a Palavra de Deus em Jeremias 2:21:


“Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?”

Por conseguinte, tanto determinados anjos, quanto o homem, degeneraram-se, pois que este vocábulo ou este verbo (degenerar) foi utilizado por Calvino e igualmente encontra-se na Bíblia (Jr 2:21)?

Ou a degeneração angelical ganha sentido diferente da degeneração humana?

E o Diabo, nessa sua aparentemente livre ou quase-livre degeneração, ganhou a condição de "funcionário" de Deus?!


Afinal, o que se passou no céu e o que se passou na terra, em termos degenerativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics