segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SOCORRO AO HINO NACIONAL

Que possamos nos unir em torno de um objetivo, entre tantos e incontáveis outros alvos de indubitável importância: extirpar com urgência toda a segunda parte do hino nacional brasileiro.

Isso mesmo! Amputemos sem delongas o nosso hino nacional demasiadamente, descomedidamente e superfluamente elástico.

Esse nosso símbolo nacional que, não obstante inegavelmente belo em sua melodia, abundantemente se assemelha a algo como um drama musical operesco.

Esse canto enfadonho, pela excessiva repetição de estrofes, e com retoques de pieguice patriótica, em razão da excrescência da letra.

Poupemos nossas crianças e adolescentes que, nas escolas, são forçadas a decorá-lo e a repetir estrofe por estrofe com as mesmices melódicas que se desgastam pela redundância.

Reconheçamos com humildade, sem perder o respeito devido aos ilustres autores da letra e da música, que não se pode mais permanecer "deitado eternamente em berço algum", por mais esplêndido que possa ou pudesse fantasiosamente ser.


Sejamos clementes com Chefes de Estado que nos visitem e com todas e quaisquer pessoas que se ajuntem em cerimônias, sejam de que natureza forem, não lhes impondo o aguçar de ouvidos ao obsoleto cântico patriótico todo peculiarmente nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics