quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

OS FRUTOS DA ELEIÇÃO SOTERIOLÓGICA FATALISTA

Uma nuança típica e marcantemente clássica que matiza com cores vivas o enfoque existencial dos adeptos do calvinismo, facilmente perceptível por qualquer pessoa e que eles próprios certamente desfrutam de tal percepção, é a, digamos, tranquilidade ou o sossego psicológico decorrente do fato de se terem a si mesmos como eleitos.
Aliás, num certo sentido, até mesmo a possibilidade ou a realidade de não se fazer parte do processo eletivo de Deus igualmente redundaria nessa dualidade de tranquilidade e sossego, pelo menos enquanto perdurante a vida terrena, ou seja, enquanto o ser humano não for confrontado com a morte.
O raciocínio do francês revela-se elasticamente simplista:

Se sou eleito, ótimo! A graça irresistível me arrebatou, apesar de minha completa inaptidão volitiva para buscar a Deus.
Se não sou eleito, nada a fazer! Sigo para o inferno, como conseqüência direta de minha detectada aptidão para, consciente e deliberadamente, rejeitar a Deus e praticar o mal.

E essa "quietude da alma" se alonga ou se espraia ao ponto de nenhum partidário das teses de João Calvino precisar cultivar qualquer mínima preocupação ou sofrimento psicológico em relação, por exemplo, ao seu pai, ou à sua mãe, ou ao seu filho, ou à sua filha, ou ao seu avô, ou ao seu amigo de infância, ou ao seu inimigo etc., no sentido de por eles "FAZER ORAÇÃO" suplicando a Deus que sejam salvos ou passem a ser salvos ou sejam admitidos no "rol dos eleitos", já que, se nenhuma dessas pessoas crê em Jesus Cristo, se todas elas rejeitam aberta e blasfemamente o Evangelho e o Mistério da Cruz, poder-se-á supor ou concluir que NÃO SÃO ELEITAS, e, se eleitas não são, JAMAIS PODERÃO VIR A SÊ-LO, mesmo se eventualmente fossem alçadas aos céus todas as orações do mundo, de todo os cristãos do planeta A UMA SÓ VOZ.
Vejam que inegavelmente o calvinista tem ou detém essa imensa "folga" existencial ou despreocupação cerebral, emocional e psicológica:


Ele nada pode fazer em favor de quem não é eleito!
Ele nada pode fazer contrariamente a quem é eleito!
PARA QUE, ENTÃO, ALÇAR ORAÇÕES INÚTEIS AO CRIADOR E AUTOR DO DECRETO ELETIVO ETERNO E IMUTÁVEL??!!


Resta, por conseguinte, ao calvinista aguardar o dia de sua própria morte e de todos os outros viventes, e cada um seguirá seu caminho previamente e inexoravelmente traçado.


Já em relação às pessoas que leem a Bíblia com a simplicidade sobrenatural nela contida e meditando, por exemplo, na passagem onde está lavrado “CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA”, há muito trabalho por fazer, há muitas orações a serem elevadas ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, em nome do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics