sábado, 14 de janeiro de 2017

CALVINISMO: O ESTUPRO DE REBECA

Na construção e na ferrenha defesa da tese doutrinária do escritor João Calvino, os adeptos se esquecem da Bíblia, embora a ela paradoxalmente declarando-se apegados.

O Livro de Romanos, capítulo 9:11-13, como se sabe, representa a Passagem Favorita desse segmento religioso no que se refere à bandeira do Predestinacionismo Eletivo e Condenatório, alardeando que Jacó e Esaú seriam o exemplo perfeito e irrefutável da Bifurcada Preordenação Eterna do Criador.

Se assim é, ou se assim fosse, ter-se-ia compulsoriamente de conviver com as antibíblicas ideias de que uma árvore boa pode produzir maus frutos e uma árvore má pode produzir frutos bons.

E a isso se acrescente a agravante de que, ao contrário do que preconizado na Palavra de Deus, os filhos não seriam HERANÇA DO SENHOR, tampouco, por consequência, o fruto do ventre O SEU GALARDÃO, na medida em que, se Jacó representou bênção do Criador na vida de Rebeca, Esaú, por sua vez, seria um tropeço tipicamente maligno.

Esaú, mesmo em sua calvinisticamente inconfundível figura satânica, deve ser considerado como "HERANÇA" e "GALARDÃO"? Ou Deus teria, através de Esaú, amaldiçoado ou punido Rebeca?

Se Rebeca, nas palavras do movimento religioso calvinista, teve em seu ventre um Eleito e um Condenado, significa que a árvore BOA produziu fruto sadio e fruto maligno, sem que tal malignidade proviesse de Deus?

Estariam os calvinistas querendo dizer que Rebeca teria sido ESTUPRADA PELO DIABO, e, portanto, que Esaú não proviria exatamente daquela mulher, mas seria fruto do espermatozoide demoníaco?


Ou tanto Jacó quanto Esaú seriam Filhos de Deus e, nesse caso, Deus seria o autor do mal, gerando o diabo Esaú?

2 comentários:

  1. Fazer a comparação de Rebeca com uma árvore, beira a sandice de uma criança. A arvore boa produz frutos bons e a má produz frutos ruins já está falando do resultado a atitudes de vida e não a bebes. Quanto ao fato dos filhos serem bençãos e galardão, continua a mesma prerrogativa, pois uma mãe não sabe se um filho será criminoso ou não. Ela o tem por benção sempre. Assim como diz o proverbio: Instrua o menino no caminho que deve andar e quando crescer não se desviará dele. Não estou aqui inquirindo sobre o tema desse versiculo, se é ou não sobre salvação (acredito que não) mas em suma, vc pode ensinar coisas da vida para dois filhos e vai acontecer de um não querer seguir os bons conselhos. isso então chama a biblia de mentirosa? não, o versículo é de modo genérico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilustre, veja bem.
      Você, como qualquer pessoa, é completamente LIVRE para expressar sua opinião ou seu pensamento a respeito de qualquer tema. E essa extravasão sua (ou de qualquer outra pessoa) deve ser simplesmente respeitada. Evidentemente que eu respeito. Mas percebe-se que você não lida com o tema respeito e liberdade de expressão.
      Pois bem. Não obstante sua rudeza ou falta de educação, vou responder ao seu comentário.
      Você não atentou para o fato (óbvio) de que o texto em referência diz respeito especificamente ao PENSAMENTO CALVINISTA ou PREDESTINACIONISTA ou FATALISTA acerca dos mistérios da Criação. Por conseguinte, a representação que fiz, tomando de empréstimo a figura da moça de nome Rebeca, não passa de mera ilustração exatamente para demonstrar a completa insustentabilidade da teoria doutrinária religiosa desse segmento chamado calvinismo.
      Dito de outro modo, ainda que você não tenha isso captado, eu não estou "comparando"(sic) Rebeca com uma "jaqueira" ou com uma "mangueira", muito menos afirmando que ela pudesse parir uma JACA ou um SAPO.
      A intenção gritante do texto foi especificamente pôr em destaque a tese doutrinária do calvinismo que abre ensejo a elásticas e absolutamente inconcludentes abordagens, ou seja, segundo eles, Jacó foi gerado e parido como ANJO e Esaú foi gerado e parido como DIABO.
      Explicitando por outro viés, afirmam que não se deu a hipótese de Esaú haver se desviado, apesar de ter sido "instruído no caminho que deve andar" (como você frisou em seu comentário) mas que ele fora FABRICADO na inevitável condição de DIABO. Percebe a evidência da retratação que fiz?
      Olhando por mais um ângulo, para o segmento religioso chamado calvinismo ou predestinacionismo ou fatalismo, uma mangueira pode perfeitamente produzir uvas e uma vinha pode perfeitamente produzir mangas. Ainda: Asseveram que nenhum ser humano é capaz de atos volitivos quaisquer, isto é, que hajam provindo de algo que possa ser rotulado como espontaneidade, pois consideram que a existência em sua totalidade integra o que rotulam como sendo decreto eterno de Deus.
      A inevitável conclusão, então, é que, segundo o calvinismo, milhões de mulheres no Brasil e no mundo estão, neste momento, gerando, parindo e amamentando anjos e demônios.

      Excluir

Real Time Analytics