terça-feira, 5 de dezembro de 2023

TRÊS SEVEROS ESCORREGÕES DOUTRINÁRIOS DO CALVINISMO

João Calvino, embora reconhecido como dedicado religioso e escritor habilidoso, protagonizou vários deslizes em seu tratado doutrinário, alguns dos quais podendo ser considerados como claras heresias, a respeito das quais ele não se deu conta, talvez até, digamos, por não estar naquele estágio existencial de pujança em termos de discernimento, deixando-se alavancar pelos deslumbramentos típicos da juventude.

Enumero, aqui, três aspectos de inegável desacerto doutrinário por parte de Calvino.

PRIMEIRO

Em seu conhecido livro “Institutas da Religião Cristã”, declara que teria recebido uma espécie de Revelação Divina, quase algo como teofania, isto é, adotando postura ou pensamento frontalmente contrário ao dogma cristão segundo o qual a Bíblia não necessita e não admite “complementos” nem “emendas” .

SEGUNDO

Nesse mesmo livro, João Calvino praticamente aconselha os cristãos a não lerem a Bíblia, ao conclamá-los no sentido de que substituam a meditação nas páginas do Livro Santo pela leitura de sua tese doutrinária de modo que, assim, fosse evitado o “enfado” que a leitura da Bíblia poderia causar. Como se percebe, ao desaconselhar a leitura da Bíblia, Calvino fez precisamente o que ele apontava como inaceitável prática adotada pelo Catolicismo Romano e, portanto, uma das graves razões para a assim chamada Reforma Protestante que se comemora todos os anos, embora, em verdade, jamais haja se tornado realidade.

TERCEIRO

Nas páginas daquele tratado doutrinário esse conhecido escritor francês afirma em alto e bom som — ou, mais exatamente, em enfática enunciação — que aquele seu livro representa a CHAVE para cabal entendimento da Palavra de Deus, ou seja, negando que a compreensão dos mistérios bíblicos só é possível através do discernimento espiritual e que, portanto, suposta intelectualidade ou esmerada retórica mostram-se estéreis para esse fim, mormente em se tratando de alguém que, como Calvino, negava absolutamente todos os dons espirituais após a morte dos discípulos do Senhor Jesus Cristo.

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